Concepção e inicialização de um centro de tratamento de resíduos orgânicos no Município de Maputo
Dez 2023 – Presente
No âmbito do projecto de infraestruturas urbanas verdes e resilientes, o Conselho Municipal de Maputo, com o apoio da AICS (Agência Italiana para a Cooperação para o Desenvolvimento), pretende construir a primeira unidade de compostagem Municipal na cidade. A ETHAIA foi contratada para conceber e iniciar o centro de tratamento de Resíduos Orgânicos.
Actualização do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos (PGIRSU) da Cidade da Beira
Set 2022 – Dez 2023
Em resposta ao concurso público lançado pelo Ministério da Terra e Ambiente em Junho de 2022, a ETHAIA foi a empresa contratada para facilitar a actualização do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos da Cidade da Beira. O trabalho incluiu um profundo processo consultivo com a participação de diversos actores do Conselho Municipal e do Município da Beira.
Estudo sobre modelos de operação de resíduos e criação de unidade autónoma na Cidade da Beira
Set 2022 – Abr 2023
Considerando a relevância da operação nos sistemas de gestão de resíduos da Cidade da Beira, a CAM – Consórcio Associações de Moçambique, no âmbito do projecto LimpaMOS MOÇambique, que conta com o apoio da AICS (Agência Italiana para a Cooperação para o Desenvolvimento), contratou a ETHAIA para estudar a criação de uma nova entidade com autonomia de gestão, e financeira, para lidar com a gestão de resíduos sólidos urbanos na Cidade da Beira.
Apoio à elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos (PGIRSU) da Cidade de Pemba
2021-2022
Neste trabalho a ETHAIA apoiou o Conselho Municipal da Cidade de Pemba, no âmbito do projecto “MAISPEMBA”, executado pela Fundação E35 e co-financiado pela Comissão Europeia, na definição de uma estratégia integrada de resíduos para a cidade capital de Cabo Delgado em Moçambique. A abordagem focou a definição, participativa, do plano de acção para a gestão sustentável de resíduos na cidade, tendo em conta os seus diversos desafios (e oportunidades). Neste âmbito foram realizadas diferentes acções de auscultação e formação dos diversos actores locais.
Manual de Compostagem e Combate à Erosão
No âmbito do projecto “Restauração do meio-ambiente em Nacala-Porto através da remissão de resíduos orgânicos no ambiente e da reintegração laboral dos grupos vulneráveis da sociedade” co financiada pela União Europeia, executado pelo Município de Nacala Porto, ONG LVIA e ANAMM, a ETHAIA prestou apoio técnico à elaboração de um manual que agrega a compostagem e medidas de combate à erosão.
Projecto do Aterro Controlado de Nampula
Na passado dia 12 de Abril 2019 a Ethaia teve a honra de assinar o contrato com a ONG Progettomondo.mlal que, no âmbito do seu Projecto “Nampula Ainda Mais Limpa” financiado pela União Europeia, escolheu a ETHAIA para iniciar os estudos necessários à definição do aterro controlado da cidade. Nos trabalhos a realizar nesta primeira fase encontra-se a definição da solução de engenharia assim como os estudos ambientais.
Formação em Compostagem e Gestão de Resíduos
Entre 30 de Outubro e 9 de Novembro 2018, a ETHAIA formou o grupo de operadoras do Centro de Compostagem de Okhalassana em Nacala, assim como técnicos e trabalhadores do Conselho Municipal da Cidade de Nacala no âmbito do projecto ” Restauração do Meio Ambiente” co-financiado pela União Europeia e executado pelo Conselho Municipal, ONG LVIA e Associação Nacional dos Municípios de Moçambique (ANAMM). Nesse âmbito foram realizadas diversas sessões teórico-práticas, tendo-se construído várias pilhas de compostagem e iniciado o arranque da instalação.
Para além da formação foi ainda elaborado o Guia Operacional do Centro, assim como material de informação e divulgação.